segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A SAUDADE

A saudade

Saudade é felicidade,
Fora do alcance da mão,
Mas que se chama Saudade,
Sofrendo no coração.

Saudade boa é a que existe
Na espera... que há de chegar
Mas há uma saudade triste,
Que fica sempre a esperar..

A saudade é a permanência
Algo do amor que ficou,
Que,mesmo longe, na ausência
Só partiu, mas não se ausentou.

Saudade é amor, na lembrança
De quem ficou a esperar
É uma dor difusa e mansa
Que faz sofrer e sonhar.

Saudade é amor que se sente
No coração inseguro
É amor passado, presente,
Que ainda espera seu futuro.

Fere aos poucos, mansa fera
Maltrata mas não destrói
Saudade é dos que ainda espera,
É uma esperança que dói.

Não há remédio, estou doente
É doença este amor por ti,
Não te esqueço, e justamente
Por pensar que te esqueci.

Mentimos, estamos quites
Eu menti, mentiste, eu sei
E embora não acredites
Mesmo mentindo eu te amei

Não voltes, pois se voltares,
Não me veria aqui
É que hoje sou muitas faces
Mas por dentro, já morri.

Há momentos, acontece.
Puro, o amor pode ficar
Como duas mãos em prece,
Esquecidas, a rezar.

Quando maior é o carinho
As vezes tenho a impressão
De que conversam baixinho
Tua mão... em minha mão.


ANTONIO COIMBRA, 1917-2007.

2 comentários:

Unknown disse...

Saudade
autora: Flavia Ferreira Roselli.

coimbra disse...

Obrigado pelo esclarecimento, Paulinne, sobre a poetisa autora desse poema.